O projeto EcoSinbi – Multiplicadores do Futuro que está sendo desenvolvido desde maio deste ano, tem como principal objetivo a sensibilização para conscientização de 20 crianças com idade entre 08 e 12 anos. As práticas pedagógicas utilizadas possibilitam maior interesse das crianças e com isso o desenvolvimento do conhecimento.
As atividades aplicadas são constituídas de aulas práticas de reciclagem, compostagem e reaproveitamento de resíduos domésticos e industriais, vídeos de educação ambiental e também visitas técnicas a locais para onde são descartada parte dos nossos resíduos domésticos e industriais, como a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), empresas geradoras de resíduos industriais calçadistas.
Os resultados das aulas podem ser vistos a partir da produção artesanal de objetos de decoração confeccionados pelas crianças com recursos domésticos e industriais descartados diariamente, bem como adubo produzido nas aulas de compostagem de recursos orgânicos que os alunos coletam em suas casas.
“Percebemos nas atitudes dos alunos, a satisfação em participar das aulas práticas reciclagem. Seus familiares que automaticamente estão envolvidos nos processos de aprendizagem através da coletas dos materiais em casa também se mostram satisfeitos com as novas atitudes dos filhos no dia-a-dia”, disse Márcio Soares biólogo e professor do curso.