Em mais uma demonstração de como a união favorece conquistas, o Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (SINBI), em parceria com os sindicatos de Jaú, Franca, Santa Cruz do Rio Pardo, e outras lideranças do setor, alcançou uma vitória importante para a categoria.
O Governo do Estado de São Paulo renovou o benefício tributário que mantém a alíquota do ICMS de 3,5%. Essa medida evitou um aumento significativo para 18%, o que representaria um sério impacto na competitividade das indústrias calçadistas paulistas.
O apoio político e o diálogo aberto com o Governo Estadual foram essenciais para evitar um impacto que poderia ser prejudicial para milhares de trabalhadores e empresários do setor calçadista. Essa conquista reflete o compromisso do Governo Estadual, e de seus representantes, com a economia e com as famílias que dependem dessa indústria.
O aumento do ICMS para 18% traria graves consequências como aumento de custos, perda de competitividade e, consequentemente, aumento do desemprego. “Manter essa alíquota é preservar a sobrevivência de muitas empresas e a estabilidade de diversas famílias”, afirmou Samir Nakad, representante do SINBI.
O decreto que oficializa a renovação do benefício terá validade até o final de 2026, garantindo mais estabilidade e previsibilidade ao setor, além de fortalecer a importância do diálogo e da atuação conjunta para proteger e fortalecer a economia regional.