Nos dias 28 e 29 de janeiro, empresários de Birigui participaram da Missão para conhecer o Porto de Santos. A iniciativa foi realizada pelo Sebrae-SP em parceria com o Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui) e proporcionou uma imersão de dois dias, permitindo aos participantes um contato direto com aspectos estratégicos do maior porto da América Latina.
A programação teve início no Parque Tecnológico de Santos, onde ocorreu a abertura oficial. Em seguida, os empresários acompanharam o painel “Conexão Porto Indústria: Movimentos Estratégicos para as exportações, desburocratização e incentivos fiscais” e a apresentação do Sebrae sobre “Ferramentas e Oportunidades para o Polo Calçadista no Porto de Santos”.
Durante a visita técnica, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as operações portuárias por meio de um passeio de barco pelo canal do Porto de Santos. Além disso, foram recebidos para uma apresentação da MSC e realizaram uma visita ao Brasil Terminal Portuário, onde puderam entender melhor os processos logísticos e operacionais do setor.
Outro destaque da missão foi o painel promovido pelo Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região, que abordou temas fundamentais como o papel dos despachantes aduaneiros, desafios na exportação e importação, benefícios do Drawback e oportunidades em mercados emergentes.
A programação seguiu com uma visita ao edifício sede da Alfândega do Porto de Santos, visita ao Museu do Café e uma palestra da FIESP/CIESP sobre a importância e necessidade do Certificado de Origem para a abertura de mercados internacionais. Por fim, os participantes acompanharam o painel da Associação Comercial de Santos, que trouxe insights da Câmara de Assuntos Aduaneiros e Portuários.
A missão foi uma oportunidade valiosa para empresários de Birigui expandirem seus conhecimentos sobre comércio exterior, logística e oportunidades de exportação. A realização foi do Sebrae-SP (Escritórios de Santos e Araçatuba), com o apoio do Sinbi, da Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, da Autoridade Portuária de Santos/CENEP, do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região, do CIESP Santos, da Associação Comercial de Santos – Câmara de Assuntos Aduaneiros e Portuários e da Receita Federal – Alfândega do Porto de Santos.
Agradecemos a todos os envolvidos na organização e aos participantes que tornaram essa experiência enriquecedora e produtiva para o setor calçadista de Birigui.