Mais de 95% dos expositores já confirmaram a parceria para a próxima edição
Em junho, faltando oito meses para a realização da sua segunda edição, a feira Tecnomoda já tinha a confirmação de mais de 95% dos expositores da primeira edição para participarem também da próxima, que acontecerá nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2025, em novo endereço – o Complexo de Eventos Alcans Hall – em Ribeirão Preto/SP.
Segundo os realizadores, de acordo com a lista de novos interessados, o número de fabricantes de máquinas vai dobrar, enquanto o crescimento entre fabricantes de couros será de em torno de 50%, passando de 22 para 30 empresas, o que já consolida o evento como o de maior concentração de curtumes entre todas as feiras setoriais da América Latina. Com relação ao segmento de componentes, o crescimento deve ser ainda maior. “Esses números foram estimados enquanto as vendas de espaços eram ainda exclusivas para os já parceiros e praticamente todos confirmaram a presença em 2025”, contextualiza o sócio-diretor da Tecnomoda, Ismael Zimmer, lembrando que em junho sobravam somente 30 estandes para serem locados.
Com a locação de dois pavilhões, a Tecnomoda terá uma área de exposição 40% maior do que no endereço anterior, além de contar com estacionamento gratuito para mil carros. “O pavilhão maior, onde estará o hall de entrada, vai abrigar as empresas de couro e de componentes. No espaço será montado uma vitrine onde serão expostos materiais que estarão em destaque nos estandes, sendo que alguns estarão, inclusive, já aplicados em calçados, roupas e artefatos, mostrando possíveis usos para os mesmos. O segundo espaço será destinado às indústrias de máquinas e equipamentos, além do auditório onde acontecerão as palestras”, revela Ismael. Também ali estarão os estandes de prestadores de serviços e certificadores, como o do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC). “Entre os dois pavilhões será instalada a praça de alimentação, que servirá também como ponto de encontro para negócios, troca de contatos e experiências”, salienta.
Projeto Tapeçaria do Futuro
Ainda no segundo pavilhão, uma das novidades é o projeto Tapeçaria do Futuro, no qual os visitantes poderão acompanhar em tempo real os processos de estofamento de dois modelos de carro. Um deles será uma BMW que terá o seu interior revestido em couro pela Leather Labs. O outro será um opala 1975, que será totalmente recuperado com grande parte das peças originais do modelo na época de seu lançamento. O revestimento deste será realizado pela Cipatex, que aplicará seus laminados na parte interior e também na capota. Este automóvel será rifado e o dinheiro arrecadado com a ação será totalmente revertido para uma instituição de assistência social em auxílio a desabrigados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Outra ação da feira será o sorteio de um IPhone, o modelo escolhido será top de linha do momento em fevereiro. Para concorrer, o visitante precisa marcar a feira em suas postagens sobre o evento no Instagram. Esse sorteio e a entrega serão feitos durante a feira. O do opala será oficializado por loteria da Caixa Federal.
O sócio e idealizador da feira, Ricardo Michaelsen, considera que a Tecnomoda veio para ocupar um espaço que há muito existia no mercado, que é ter uma feira setorial para multissegmentos deslocada da capital paulista, mas nem tão longe como outro estado, evitando desta forma os dissabores costumeiros dos grandes centros urbanos e os custos decorrentes de longos deslocamentos. “Fazer uma feira numa região fortemente rodeada de polos – calçados, bolsas e também tapeceiros, é uma grande satisfação; principalmente ao recebermos o retorno tanto dos visitantes, quanto dos expositores, além de empresas que não estiveram presentes na feira inaugural e mudaram de posição ao ver o sucesso obtido pelos que participaram”, orgulha-se Ricardo.
Grupo Noko garante participação na segunda edição da Tecnomoda
O Grupo Noko participou da 1ª Tecnomoda, que aconteceu no último mês de abril. O técnico Fabricio Henrich, responsável pela unidade da empresa, em Franca/SP, falou sobre os motivos que fizeram com que a Noko Química e a NokoPiel participassem da primeira edição do
evento. “As feiras do setor coureiro estão centralizadas no Rio Grande do Sul, isso dificulta muito a exposição e a visitação dos nossos clientes da região Sudeste. A realização em São Paulo foi um grande diferencial para o Grupo Noko expor na feira. Nos surpreendemos com a visitação e a quantidade de curtumes expondo nessa primeira edição da Tecnomoda”, afirma. Sobre os resultados obtidos, o técnico da empresa ressaltou o importante atendimento aos clientes desta região do País. “O grande número de clientes atendidos na feira nos gerou muitos trabalhos técnicos e novos desenvolvimentos. Tudo isso já começou a proporcionar futuras vendas e fidelização de clientes”, observa.
Para 2025, o Grupo Noko já renovou seu espaço e tem presença garantida na 2ª Tecnomoda. “Estamos seguros de que, no próximo ano, os resultados serão ainda melhores. A antecipação da feira para fevereiro vai gerar mais interesse dos visitantes, estaremos mais próximos das datas de troca de coleção e busca por novidades, antecipando as tendências”, pontua.
Rute Ribeiro Celani é sócia-fundadora da empresa Ruth Ribeiro, que fabrica bolsas e acessórios em couro alto padrão. Com unidades em Guaxupé/MG e São Paulo/SP, ela soube da Tecnomoda através do seu esposo, que é proprietário de curtume, e resolveu conhecer a nova feira em Ribeirão Preto. “Minha intenção foi ver novos produtos e materiais de qualidade e verificar as tendências em couro. Mas ao chegar no evento, fiquei impactada pela organização e excelentes produtos, além do bom atendimento pelos expositores e realizadores”, resume a empresária.
Ela conta ainda que fechou negócios já durante a feira, bem como está com contato constante com empresas expositoras para aproveitar novas oportunidades. “Comprei couro de pirarucu, jacaré e outros couros com design diferenciado. Nas próximas edições estarei presente, claro. Será um prazer”, revela.
2025 terá duas edições
No próximo ano, além da edição em 5 e 6 de fevereiro, a Tecnomoda realizará a sua terceira edição nos dias 6 e 7 de agosto. “O mercado nos solicitou que tenhamos duas edições e encontramos a data perfeita”, destaca Ricardo Michaelsen, lembrando ainda que a feira estabeleceu uma parceria com a estilista Tatiana Ritzel para a realização de uma série de palestras levando aos polos as principais tendências da moda internacional para que os fabricantes tenham mais subsídios para desenvolverem coleções inovadoras, que agreguem valor aos produtos de seus clientes. “Esse é outro serviço que realizamos, na busca de instrumentalizar as empresas com informações, principalmente os micro e pequenos negócios, que muitas vezes não têm as mesmas oportunidades de acesso que as grandes empresas”, pontua Ricardo.Se, na primeira edição, a Tecnomoda promoveu o encontro de 5.100 visitantes com os expositores, a meta agora é atrair 10 mil profissionais para os pavilhões em abril. “2025 promete muito e a aceitação do mercado está excelente. O B2B é uma realidade e continuará sendo o nosso foco. Estaremos ainda mais fortalecidos nas próximas edições”, preconiza Ricardo.
Fonte:
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