Estreitar o relacionamento entre lojistas e fabricantes do Polo industrial de Birigui a fim de aprimorar as negociações foi o objetivo do Fórum de Lojistas, realizado no Sinbi no dia 9 de agosto. Com o tema Produção e vendas sustentáveis workshop de aproximação com o varejo, o evento reuniu no palco os lojistas Antoniel Marrechine Lordelo (diretor da Azul Calçados), Sérgio Mauricio Gasparini (diretor da Garantes Calçados), Arthur Djehdian Neto (diretor da Gabriela Calçados) e Eduardo Isaia (diretor da Eny Comércio de calçados).
Os lojistas participaram de uma sabatina de perguntas desenvolvida pela plateia, formada por cerca de 200 pessoas entre empresários calçadistas, gerentes comerciais, gerentes de marketing e equipe de desenvolvimento. O debate, mediado pela jornalista Jussara Vieira, promoveu a discussão acerca de temas do dia a dia empresarial que resultam em dificuldades comerciais. Foi uma verdadeira troca de experiências entre esses dois grupos. O evento recebeu apoio da Ablac e do Sebrae-SP.
Para o lojista Antoniel Lordelo, a realização deste Fórum em Birigui foi mais do que positiva, pois a cidade representa a maior fatia de calçados infantis comercializados nas empresas Brasil afora. “O infantil é a marca de nossas empresas, sendo que 60% de nossos produtos contemplam marcas biriguienses.”
Para Graziela, da Derminha Calçados, empresa integrante do PMC e associada ao Sinbi, o encontro foi muito positivo, pois a aproximou de um de seus clientes: Eduardo Isaia, da Eny. “Foi interessante, pois proporcionou um contato maior, para que pudéssemos conhecer as necessidades um do outro.”
Sergio Gracia, um dos vice-presidentes do Sinbi, o trabalho em harmonia da indústria e do varejo só traz benefícios. Gracia destacou algumas dificuldades como indenizações para produtos defeituosos e devoluções. “Nem o varejo nem a indústria estão livres de problemas como estes, que podem ser solucionados a quatro mãos. Os dois segmentos podem ser beneficiados com o trabalho em conjunto.”
PMC
Durante o evento, Juliana Sanches Farias, consultora do escritório regional do Sebrae-SP, em Araçatuba, reforçou aos presentes os objetivos do Plano de Melhoria da Competitividade (PMC), cujo um dos objetivos é a aproximação da cadeia produtiva com a comercial. . Além disso, o evento também foi um preparo para o Projeto Comprador, que acontecerá em janeiro de 2013 e reunirá lojistas e fabricantes de calçados.
Pró-Criança
O valor de participação do Fórum de Lojistas foi 1 kg de alimento não perecível por participante. No total, foram arrecadados 226 quilos de alimentos, que foram doados ao Instituto Pró-Criança.