Silvia Alzira A Furio

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, o Sinbi convidou 3 grandes mulheres para contarem as suas trajetórias, onde mostram a sua força, determinação e coragem.

Confira aqui a entrevista com Silvia Alzira A Furio, Gerente Regional do Sebrae

 

O que você desejava conquistar quando escolheu empreender?

Quando entrei no Sebrae meu maior desejo era poder aprender muito para montar uma empresa e ser totalmente independente. Depois de muitos anos (já se passaram 30 anos dentro do Sebrae) pude perceber que com todo aprendizado que adquiri, minha maior realização é ajudar as pessoas a realizarem os sonhos delas. Isso é propósito.

 

Como mulher, você encontrou algum obstáculo/desafio em sua carreira? Já sofreu algum tipo de preconceito?

Como mulher em minha carreira sempre ganhei menos do que os homens que trabalhavam comigo e faziam a mesma atividade, (hoje não mais), em reuniões, nem sempre tinha espaço para fala porque normalmente eram realizadas com 99% de presença masculina. Quando fiquei grávida tinha que fazer as entregas na mesma quantidade ou mais para não ser mal avaliada e após minha licença maternidade trabalhei muito para recuperar a confiança e as atividades que desenvolvia, porém, após esse período, com o tempo, aprendi que essa situação pode ser perfeitamente administrada com postura, competência e conteúdo, além de sabedoria. Acredito que essa situação já mudou um pouco de quando comecei a trabalhar em 1989 e quando tive meu filho em 94, contudo, ainda temos muito o que avançar.

 

Em algum momento chegou a pensar em desistir em meio aos desafios?

Não, sempre fui uma pessoa automotivada. Sempre fui apaixonada pelo que faço e sempre fui muito focada no resultado que poderia gerar para o cliente, e em função disso, sempre tive um propósito muito nobre que nunca me deixou desistir.

 

Como administra emprego, família, lazer?

Essa é uma ótima pergunta? Há como administrar? Brincadeiras à parte, trabalho 10 a 12 horas por dia, faço horário flexível algumas vezes, durmo pouco (apesar de amar dormir) e administro a agenda. Coloco tudo na agenda, inclusive o lazer e o tempo com o filho, mesmo que seja por telefone ou zoom. Quando tinha filho pequeno, trabalhava um pouco menos durante a semana e ainda estudava, nos finais de semana, e ia vivendo um dia após o outro, alguns dias tudo corria bem e alguns dias, uma febre aparecia e eu tinha que mudar a agenda inteira, e tudo bem também.

 

Quem é a maior influência em sua vida?

Com certeza minha mãe foi minha grande influência, empreendedora, ética, muito amorosa, alegre, sábia, que mantinha a mesa sempre posta para um café e uma boa conversa e também meu filho, que me atualiza, me mantem jovem, curiosa, com vontade de aprender.

 

E para as empresas, que conselho daria para que possam contribuir para um mercado com oportunidades iguais?

Honestamente, homens e mulheres são diferentes, cada um tem um jeito de funcionar, contudo, entendo que as empresas precisam avaliar seus profissionais olhando seus conhecimentos, habilidades, atitudes e valores e suas entregas. Isso é o que tem que ser feito com toda a equipe e a partir dessa análise, o reconhecimento deve ser feito. Deve-se também levar em consideração que uma mãe com um filho com febre consegue trabalhar em casa e fazer uma excelente entrega, assim como um pai o fará se assim for necessário. Os tempos mudaram e hoje, a valorização do Ser Humano, as relações de confiança e respeito devem vir em primeiro lugar.

 

Qual conselho daria para as mulheres que desejam vencer na vida?

Eu trabalhei muito, dei duro, estudei muito e estudo ainda, comecei de baixo, nunca recusei serviço, desde lavar banheiro no Sebrae, fazer café, atender cliente no balcão de atendimento, carregar caixa, organizar evento, até ser gerente de escritório. E faço isso de novo se necessário for porque ninguém começa sendo gerente. É necessário viver o processo. Hoje sinto que algumas pessoas tem pressa de começar de cima, já querem saber quando ocorrerá a promoção só que nem a confiança da liderança foi conquistada ainda, então, estudem, se aprimorem, dediquem-se e andem um passo de cada vez.

 

Mensagem de Silvia pelo Dia Internacional da Mulher

Tenho muito respeito por esse dia pelo significado de compromisso e força que ele representa, de mulheres destemidas que lutaram por direitos iguais e sofreram por isso, então, vivamos internamente de forma ética todos os dias como se fossem o dia internacional da mulher, sejamos exemplo, sejamos lideranças que dão exemplo, e criemos filhos que seguirão nossos exemplos.

Feliz dia das mulheres a todas!!