Érica Anjos de Abreu Samarrenho

25 anos, casada, 1 filha
Montadora
Pé com Pé

Alguns acreditam que a mulheres são mais determinadas que os homens, além de disciplinadas para o aprendizado. Érica Anjos de Abreu Samarrenho, montadora da empresa Pé com Pé é uma dessas mulheres que alimenta esse modo de pensar.

Há seis anos, quando saiu de São Paulo e começou a morar em Birigui, não sabia quase nada sobre calçado, mas entrou na empresa como auxiliar na produção, na época tinha 18 anos. Ela não queria ficar só como auxiliar e começou a observar uma moça que trabalhava como montadora. Inspirada na colega de trabalho, que exercia uma função onde não era tão habitual encontrar mulheres, pedia ao seu monitor uma oportunidade para aprender.

“Conversei com o monitor sobre o interesse em aprender a nova função, ele deu a chance e me incentivou. Eu acabava meus trabalhos mais cedo e todo dia aprendia um pouco da função de montadora. Em casa o marido incentivou, mas alguns colegas comentaram coisas como: você não vai conseguir não, é muito magrinha, não vai ficar nem uma semana”, diz Érica.

Isso, porque a montadora não pega peso, mas precisa usar bastante a força física para apertar, principalmente, tiras de sandálias. “Mal sabiam que, essas coisas que falavam, davam mais força para eu querer vencer e superar. Porque além de ser mulher ainda tinha a questão física para administrar.”

Ela conta que ao relatar que trabalha como montadora as pessoas não costumam discriminar, mas ficam curiosas, porque a maioria vê homens na ocupação. Para o futuro, ela planeja aprender as funções na área de serigrafia na empresa.

“Nós só temos que ter medo do próprio medo. Não deixar que o medo de não conseguir impeça de fazer”.