Andréia de Alcantara Cerizza

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, o Sinbi convidou 3 grandes mulheres para contarem as suas trajetórias, onde mostram a sua força, determinação e coragem.

Confira aqui a entrevista com Andréia de Alcantara Cerizza, Coordenadora de Pesquisa e Inovação IFSP Câmpus Birigui.

 

O que você desejava conquistar quando escolheu empreender?

Eu desejava atuar em algo que fosse significativo para mim e para os outros, que eu tivesse motivação de fazer todos os dias, pois teria sentido para mim. Sempre amei estudar e queria desenvolver minha profissão atuando no ensino, na pesquisa e na extensão. A educação me proporcionou e me proporciona muitas bençãos. Me moldou e me molda como pessoa, como ser social, e me proporciona a possibilidade de vivenciar e fazer parte do crescimento de outras pessoas.

 

Como mulher, você encontrou algum obstáculo/desafio em sua carreira? Já sofreu algum tipo de preconceito?

Sim, foram muitos desafios. Para vencer cada etapa, até chegar ao Doutoramento, ao cargo almejado, atuar no ensino, pesquisa e extensão, foram muitos sacríficos, muitos obstáculos. Já sofri preconceitos escancarados e outros bem velados, que são tão naturalizados na sociedade, que muitas vezes são difíceis de explicar. Mas nunca me detiveram. Minha fé em Deus, e minha vontade de me desenvolver como pessoa e como profissional falaram mais alto. Não me distraí. A vida é rara, é linda, é um presente de Deus! Viver e conviver com qualidade, são as prioridades!!

 

Em algum momento chegou a pensar em desistir em meio aos desafios?

Nunca. Aumentei a fé, me capacitei. Mudei a rota. Vislumbrei outras possibilidades. Sonhei e sonho muito, e quando amanhece vou atrás daquele sonho, me colocando como aprendiz nesse processo. Somos todos aprendizes nesse mundo. Estamos em evolução.

 

Como administra emprego, família, lazer?

Com uma agenda bem-organizada, a partir do que é prioritário. Na minha agenda está descrito o horário de tudo. Administrar o tempo é priorizar a vida bem vivida, esse é o lema.

 

Quem é a maior influência em sua vida?

Tenho fé em Deus e em seu amor por todos nós. Minha base é o amor de Deus e de Nossa Senhora, minha mãe do céu, e a família que construí. Tenho algumas pessoas que tenho como exemplos, que me tratam com tanta dignidade, que consigo enxergar nelas o amor de Deus. Tomo como exemplo e sigo aprendendo.

 

E para as empresas, que conselho daria para que possam contribuir para um mercado com oportunidades iguais?

As empresas que praticam uma política de gestão de pessoas onde pautas tão relevantes, como é caso da questão da valorização da mulher, são bem trabalhadas, são as que também conseguem lucros significativos, e ganham mercados fiéis, que querem pagar por um produto ou serviço que tenha conteúdo de respeito e valorização humana. Fica a dica.

 

Qual conselho daria para as mulheres que desejam vencer na vida?

Não parem! Estudem, se preparem, pratiquem o autocuidado, acreditem em si. Incentivem as outras mulheres. Não parem por nada, não se distraiam. A vida é uma só, e necessita ser bem vivida, proporcionando a si e a todas as pessoas que encontrar muita alegria, acolhimento, disposição para aprender e para ensinar. Vencer na vida para mim é viver com qualidade – se sentir bem, conviver bem, fazer tudo com amor e respeito. Não se distraiam! Não aceitem menos, se coloquem no lugar que vocês querem estar!

 

Mensagem de Andréia pelo Dia Internacional da Mulher

Eu tenho um sonho. Ver uma sociedade mais civilizada, onde as mulheres sejam mais respeitadas. Onde não haja feminicídio, onde não haja nenhuma forma de violência contra a mulher, e sei da minha parcela de responsabilidade para que esse sonho se concretize.

Quero agradecer as mulheres fantásticas que me ensinaram e me ensinam nessa jornada que é a vida, as mulheres que tenho a alegria de trabalhar e as meninas, minhas alunas, e espero contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional delas.